terça-feira, 25 de setembro de 2012

Censo da Vida Marinha: Morte dos Oceanos? (BBC)

legendado

Censo da vida marinha

Durante 10 anos, quase três mil cientistas de todo o mundo, inclusive do Brasil, mapearam as espécies que habitam os oceanos do planeta. Para falar sobre esse trabalho, o Estúdio CH recebe um dos cientistas brasileiros envolvidos no projeto, a bióloga Lúcia de Siqueira Campos, da UFRJ.

Em entrevista a Fred Furtado, a pesquisadora do Departamento de Zoologia da UFRJ fala sobre os fatores que motivaram a realização do censo. Segundo ela, é preciso ampliar o conhecimento sobre a vida marinha para garantir sua preservação. Embora ocupem a maior parte da superfície da Terra, os oceanos têm hoje – mesmo após o mapeamento – menos de 1% de sua área estudada.
Os oceanos têm hoje menos de 1% de sua área estudada

Campos conta que o foco central do censo foi avaliar o que existiu nos oceanos, agregar dados novos e atuais e, com essas informações passadas e presentes, tentar predizer o que poderá viver nesse ambiente no futuro. Esse levantamento da vida marinha, segundo ela, incluiu todo tipo de organismo, desde micróbios até predadores de teias alimentares – como aves e mamíferos –, além de invertebrados.

A bióloga, um dos dez cientistas brasileiros que coordenaram projetos do censo, apresenta alguns resultados, como as descobertas de milhares de novas espécies e de ambientes profundos nunca antes vistos. Ela fala ainda sobre a participação do Brasil no levantamento e as próximas etapas do trabalho.

Clique abaixo para ouvir a entrevista completa.

Duração da faixa: 12:51 (mm:ss)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.