Os Índios isolados
Em risco de extinção devido a doenças e perda de terras. Nas áreas mais remotas da Amazônia peruana vivem tribos que não têm contato com o mundo exterior. Madeireiros ilegais e petroleiras estão invadindo suas terras e trazendo doenças.
Eles não sobreviverão, a menos que isso pare.
A Survival estima que existam 15 tribos de índios isolados no Peru. Todas vivem nas mais remotas regiões da floresta amazônica.
Incluem-se as tribos:
- Cacataibo
- Isconahua,
- Matsigenka,
- Mashco-Piro,
- Mastanahua,
- Murunahua (ou Chitonahua),
- Nanti
- Yora.
Quase todos os índios isolados são nômades, que atravessam a floresta de acordo com as estações do ano em pequenos grupos familiares.
Na estação chuvosa, quando os níveis de água são elevados, as tribos, que geralmente não usam canoas, vivem longe dos rios, floresta a dentro.
Durante a estação seca, no entanto, quando os níveis de água são baixos e praias surgem na beira dos rios, eles acampam nas praias e pescam.
Uma vasta quantidade de evidências, incluindo imagens de vídeo, material de áudio, fotografias, objetos, depoimentos e entrevistas, foram coletados ao longo dos anos.
Por exemplo, em 18 de setembro de 2007 um avião fretado pela Sociedade Zoológica de Frankfurt em busca de madeireiros ilegais voou sobre uma parte remota da floresta tropical no sudeste do Peru.
Flechas pertencentes a índios isolados,
coletados no sudeste do Peru.
Por acaso, depararam-se com um grupo de vinte e um índios, provavelmente membros da tribo Mashco-Piro, em um acampamento de pesca temporária na margem do rio.
Apenas seis semanas após o avistamento, o presidente do Peru, Alan Garcia, escreveu em um artigo de jornal que os índios isolados eram ‘criação dos ambientalistas’ que se opõem à exploração de petróleo.
Ameaças múltiplas
Todos esses povos enfrentam ameaças terríveis – às suas terras, aos meios de subsistência e, finalmente, às suas vidas. Se nada for feito, é provável que eles desapareçam totalmente.
Tribos isoladas são extremamente vulneráveis a qualquer tipo de contato com forasteiros, pois elas não apresentam imunidade contra doenças ocidentais.
Leis internacionais reconhecem aos índios o direito à terra, como também reconhecem o seu direito de viver em suas terras da maneira que desejarem.
As maiores ameaças aos índios isolados no Peru são os madeireiros ilegais e as empresas petroleiras.
Mais de 70% da Amazônia peruana foi concessionada a companhias de petróleo pelo governo, incluindo muitas regiões habitadas por tribos isoladas.
A exploração de petróleo é particularmente perigosa para os índios porque facilita o acesso a áreas anteriormente remotas para forasteiros, tais como madeireiros e colonos. Eles passam a utilizar as estradas e caminhos abertos pelas equipes de exploração.
Sinais de madeireiros ilegais, que são uma ameaça ao habitat e bem-estar das tribos isoladas.
Após o primeiro contato, é comum que mais de 50% dos membros de uma tribo morra. Às vezes, todo o grupo perece.
Essas leis não estão sendo respeitadas pelo governo peruano e pelas empresas que estão invadindo terras indígenas.
Isolados por uma boa razão
homem Mastanahua, Curanja, Rio Peru
Tudo o que sabemos sobre os índios isolados deixa claro que eles procuram manter seu isolamento. Nas raras ocasiões em que eles são vistos ou encontrados, eles deixam claro que preferem o isolamento. Às vezes, eles reagem de forma agressiva para defender seu território ou deixam sinais na floresta alertando que não querem contato.
Os índios foram vítimas de violência e doenças trazidas por pessoas de fora no passado. Para muitos, este sofrimento continua até hoje. Eles têm bons motivos para não querer contato.
De acordo com a Survival, os Mashco-Piro são uma das tribos isoladas que já foram detectadas ao redor do mundo (são cerca de cem). Entretanto, a organização afirma que está cada vez mais difícil de visualizá-los dentro do parque. Atividades madeireiras e de extração de gás e petróleo na região podem causar dificuldades à pesquisa -- com medo, eles entram para mata fechada.
Mashco-Piro
A Survival está urgindo para que o governo peruano proteja os índios isolados, não permitindo que qualquer exploração de petróleo, extração de madeira ou outra forma de extração de recursos naturais ocorra em suas terras.
Em 2011, o Departamento de Assuntos Indígenas do Peru anunciou a criação de um posto de guarda na área para proteger os índios e a população, já que o primeiro contato pode ser perigoso para ambas as partes, afirma Stephen Cory, diretor da Survival.
O governo deve reconhecer os índios como os proprietários de suas terras.
Depois de uma campanha da Survival na década de 1990, em colaboração com a organização indígena peruana FENAMAD, a companhia petrolífera Mobil foi retirada de uma área habitada por tribos isoladas no sudeste do Peru.
Ajude-nos a lutar pelos direitos dos povos mais vulneráveis do mundo.
www.survivalinternational.org
www.survivalinternational.org
Enhorabuena por tu blog repleto de respeto y amor hacia la vida y la naturaleza . Un abrazo, Maribel M.B
ResponderExcluir