quinta-feira, 14 de julho de 2011

Plano Decenal 2020, “Não há risco de apagão”, assegurou Tolmasquim



Plano Decenal 2020 visa expansão do setor de
energia do Brasil

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2020 foi apresentado durante a reunião do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na terça-feira, 12 de julho, pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

O projeto visa investir R$ 1 trilhão no setor da energia, até o ano de 2020. Desse valor, R$ 686 bilhões serão aplicados em petróleo e gás.

Segundo Tolmasquim, a matriz energética brasileira continuará com a significante participação nas fontes renováveis. Haverá expansão das energias alternativas, como a eólica, pequenas centrais hidrelétricas e de bioeletricidade. A energia nuclear manterá a participação de 2% e as fontes térmicas também permanecerão em 15%. O objetivo é que a participação na matriz aumente dos atuais 8% para 16%.

Crescimento

O plano estima ainda um crescimento expressivo de 48 bilhões de litros na oferta do etanol. Está previsto um aumento na mesma proporção também no consumo, carros com motor flex passarão de 49% para 75% da frota de veículos leves.

“Não há risco de apagão”, assegurou Tolmasquim ao afirmar que o plano considera um crescimento médio de 5% para a economia brasileira nos próximos dez anos e que a expansão da oferta de energia e do sistema de transmissão será suficiente para atender à demanda.

Devem ser construídos 42.553 quilômetros de linhas de transmissão, que serão somadas aos 99.649 mil quilômetros existentes no país.

Avaliação do CNI

O presidente do CNI, José de Freitas Mascarenhas, considerou o plano positivo, salientando que os custos da energia no Brasil são elevados e comprometem a competitividade da indústria, devido a este fato, o mesmo deve ser revisado anualmente com o objetivo de se adequar às reais necessidades do país. E concluiu com a afirmação de que o Brasil precisa de uma política para o gás natural, que garanta previsibilidade de oferta e preços.

- Conheça o Plano Decenal de Expansão de Energia 2020 na íntegra (em PDF) –



Fontes: Portal Brasil.
por Redação EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.