Todos pela Natureza!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Embrapa Cerrados - Cartilha "Restauração de Matas de Ciliares" - Dia Mundial da Água

Boas práticas de gestão dos recursos hídricos.

A Embrapa Cerrados participará da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, com o lançamento da cartilha Cerrado: Restauração de Matas de Galeria e Ciliares. O evento, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente(MMA), Agência Nacional das Águas (ANA) e Fundação Banco do Brasil (FBB), realizado ontem, (20/03/12), no auditório instalado na área da Torre de TV, em Brasília (DF).

Com recursos da Fundação Banco do Brasil foram elaboradas cinco cartilhas sobre boas práticas de gestão dos recursos hídricos. As outras publicações têm como temas a "Participação Social e Mecanismos de Monitoramento e Avaliação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH)", "Água e Mudanças Climáticas", "A Integração das Águas: revelando o verdadeiro Aquífero Guarani", e "Matriz de Coeficientes de Consumo da Água na Indústria e na Irrigação".

Matas Riparias


A cartilha elaborada pelos pesquisadores Fabiana Aquino, Lidiamar Albuquerque, Araci Alonso, Jorge Enoch Werneck Lima e a analista Evie de Sousa apresenta conceitos e técnicas para conservar e recuperar a *vegetação ripária (matas de galeria e matas ciliares), importantes para a preservação de rios que fazem parte das bacias hidrográficas no Cerrado.

Um dos objetivos da cartilha, de acordo com a pesquisadora Lidiamar Albuquerque, é sensibilizar os agricultores da importância das ações integradas para a preservação.


"Não adianta apenas pensar uma questão pontual, é preciso ter a visão do contexto da paisagem. O agricultor não pode só se preocupar com o rio que passa em sua propriedade, mas também na área de seu vizinho que pode estar desmatando", explica. A cartilha é resultado das coletas de dados realizadas em diversos projetos de pesquisa ao longo dos anos da Unidade e do projeto Aquaripária, em desenvolvimento. Esse projeto testa métodos para a restauração ecológica das matas ripárias no Cerrado. 

De acordo com Lidiamar, a cartilha será de grande utilidade quando, no futuro, o projeto estiver na fase de transferir tais métodos. Outro projeto que utilizará a publicação é o Popularização da Ciência e Tecnologia: espaços de interação no Cerrado, liderado pela pesquisadora Araci Alonso.

FONTE
Embrapa Cerrados



*No Cerrado brasileiro, a mata ciliar é conhecida como mata de galeria, e é composta por fotografias e quadros de vegetação mais frondosa. É também importante no processo de barragem de detritos e para estabilização de barrancos. Algumas matas de galeria formam veredas herbáceas em suas bordas, importantes vias de trânsito da fauna.

Floresta que se mantém verde durante o ano todo (não perde as folhas durante a estação seca) que acompanha os córregos e riachos da região Centro-Oeste do Brasil. Apresentam árvores com altura entre 20 e 30 metros. Esta fisionomia é comumente associada a solos hidromórficos, com excesso de umidade na maior parte do ano devido ao lençol freático superficial e grande quantidade de material orgânico acumulado, propiciando e decomposição que confere a cor preta característica desses solos (tipo de Cerrado).


A mata ciliar é encontrada ao longo do curso dos rios e tem uma fisiologia dos diversos biomas existentes, mesmo não estando diretamente ligada a eles. As espécies arbóreas apresentam diferenciações sutis que só são percebidas por um bom especialista em taxonomia.

Essas formações arbóricas variam de acordo com a região onde se encontram e a vegetação que predomina no local. Podendo ser encontradas do norte ao sul do Brasil, apresentam uma notável biodiversidade arbórica.

"... todas essas florestas associadas a curso d'água tem uma estrutura e funcionalidade ecossistemática, aparentemente similar. No entanto elas diferem fundamentalmente entre si, pela sua composição taxonômica, conforme o domínio a região e até a altitude em que são encontradas...". (Rodrigues e Filho, 2001).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.