Todos pela Natureza!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Aniversariantes do mês terão ingresso gratuito no Jardim Botânico Plantarum


logo-Jardim Botânico Plantarum 
JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM


  • Missão do Jardim Botânico Plantarum:

“Desenvolver e apoiar estudos taxonômicos e conservacionistas com o maior número possível de grupos botânicos da flora brasileira através da organização e manutenção de coleções vivas e conservação dos recursos genéticos, fornecendo suporte para pesquisadores, em diversos níveis”.


 “CONHECER PARA PRESERVAR”.

 Jardim Botânico Plantarum
 


  • Desde 13 de Março, os aniversariantes do mês têm ingresso gratuito no Jardim Botânico Plantarum, para visitação na modalidade autônoma.

A iniciativa da instituição tem como objetivo principal popularizar entre as pessoas oconhecimento a respeito da diversidade da flora brasileira e a importância de sua conservação.

Para usufruir do “presente de aniversário” o visitante deverá apresentar na recepção sua carteira de identidade, certidão de nascimento ou outro documento oficial que comprove o mês de seu nascimento.

Situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da Cidade de São Paulo – SP), o Jardim Botânico Plantarum é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira.

Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi. 

Com objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira, o pesquisador percorreu, por mais de 30 anos, a maior parte dos ecossistemas da América do Sul, em expedições científicas realizadas pelo Instituto Plantarum e parceiros, destinadas ao conhecimento e à conservação das plantas ameaçadas de extinção.

 

Como resultado de seu trabalho, publicou a quase totalidade dos livros sobre identificação de plantas em estilo popular no Brasil, e se sentiu motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto originado de sua pesquisa.

Em 1998, o Instituto Plantarum de Estudos da Flora adquiriu como sede, uma área de 10 hectares, anteriormente ocupada por uma fábrica de lançadeiras (peças feitas em madeira para uso na indústria têxtil). O terreno passou então a receber tratamento paisagístico e ambiental, sendo estruturado para o desenvolvimento das pesquisas científicas e para o cultivo sistemático das coleções botânicas em formação.

 

Em 2007, com um grupo inicial de 16 associados de diversas formações, foi fundado o Jardim Botânico Plantarum, que é uma organização não governamental, de caráter privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos são o estudo e a preservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, através de ações educacionais e de pesquisa.

Desde então o número de associados e apoiadores vem aumentando, e atualmente o Jardim Botânico Plantarum conta com mais de 50 associados, o que colabora para o desenvolvimento de diversos projetos, dentre os quais: conservação de espécies ameaçadas, intercâmbio de acervo vivo com outros jardins botânicos, publicação de artigos científicos, apoio técnico a entidades congêneres e o Programa de Educação Ambiental.


Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por mais de 3500 espécies vegetais, predominantemente de plantas nativas do Brasil.

O Jardim Botânico Plantarum é reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos e nossa atuação colabora para os objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas.

Aberto ao público em 2011, o Jardim Botânico Plantarum está apto a estabelecer diversas parcerias com pessoas físicas, empresas, poder público e outras instituições.


Vista parcial da biblioteca do Jardim Botânico Plantarum  

  • Programa

O Programa de Educação Ambiental do Jardim Botânico Plantarum é dirigido à equipe da instituição, visitantes do Jardim, educadores e educandos em todos os níveis de ensino e aprendizagem, em especial à educação infantil, além de outros grupos interessados no universo botânico.

O Programa privilegia a mediação de conhecimentos em atividades lúdico-didáticas.

Os principais recursos educacionais são o Jardim, o histórico acervo da instituição e seus equipamentos científicos, que disponibilizam informações em múltiplas camadas, consubstanciando redes integradas por natureza, vivência e ciência.

 

Intenciona-se proporcionar ao público momentos de interação, sensibilidade, criatividade e formação crítica, motivando as pessoas no âmbito reflexivo e prático, a assumir a sua condição de sujeito integrante e transformador , do ambiente, da sociedade e da realidade.

Esperamos que sua experiência no Jardim Botânico Plantarum lhe permita adquirirhabilidades para compreender significados que não seriam possíveis de ser compreendidos em outro local.

Sentimo-nos honrados em constatar que nosso trabalho motiva pessoas a aplicar os conhecimentos e valores da temática socioambiental em prol do respeito à vida, à cultura e à natureza.

Lindo desabrochar em time-lapse


ATIVIDADES REGULARES PARA VISITANTES

 

  • VISITA AUTÔNOMA
Para os visitantes que desejam explorar o jardim com o auxílio do guia impresso de visitação e das placas interpretativas.

Para o ingresso, nesta modalidade, o visitante fará uma doação ao Jardim Botânico Plantarum, no valor de R$ 20,00 (vinte reais).

- Dias de visitação: de quinta-feira a domingo, e feriados.

- Horário de visitação: de 9 até as 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.