Cobras Píton são raras e muito procuradas no mercado de animais
- O Instituto Butantan propõe para esse fim de semana uma viagem pela ciência totalmente gratuita.
Em comemoração aos seus 111 anos, os três museus do instituto - Biológico, Histórico e de Microbiologia - estarão abertos no sábado e para visitá-los basta retirar ingresso na bilheteria.
Para quem já conhece os espaços, o Butantan traz novidades. No museu Biológico (que mais parece um zoológico, já que seu "acervo" é vivo), há novos animais em exposição: uma Píton Albina, cobra que no passado era vendida como animal de estimação; uma Jararaca da Amazônia, bicho muito temido naquela região por causa das dores que sua mordida provoca; e uma cobra Píton Granito, que raramente é encontrada na natureza, porque é resultado de cruzamentos de cobras de formas, cores e desenhos variados, como explicou Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico do Butantan.
O local conta ainda com uma exposição permanente das principais espécies de serpentes brasileiras, aranhas, escorpiões e iguanas.
O museu Histórico guarda objetos antigos, usados em importantes pesquisas sobre vacinas no Brasil.
Já no museu de Microbiologia é possível não só ver o acervo como brincar de ser cientista. A proposta da visitação é fazer crianças e adultos entenderem um pouco sobre o mundo que os microscópios tornam visível, quer dizer, o universo dos microrganismos.
Equipamentos, painéis, modelos tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários explicam as bases da microbiologia e revelam o que são os chamados "germes" ou micróbios.
Instituto Butantan
ONDE: av. Vital Brasil, 1.500, Butantã; tel. 0/XX/11/2627-9536
QUANDO: sábado (25), das 9h às 16h30
QUANTO: grátis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar!