Todos pela Natureza!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cientistas alemães criam robôs com aparência de animais



Um pássaro que voa livre no céu, elefantes que enroscam suas trombas, pinguins que mergulham em águas cristalinas. Seriam animais perfeitos, não fossem robôs, protótipos de bichos autônomos, equipados com sensores e radares, que permitem que se movimentem sem ajuda de controle remoto.

Parece um zoológico do futuro, mas tudo isso faz parte da realidade de uma empresa alemã que trabalha em cooperação com universidades do mundo todo para desenvolver máquinas e veículos mais eficazes, menos poluentes e que gastam o mínimo de energia.

O objetivo desse projeto, desenvolvido em Esslingen, no interior da Alemanha, é captar a eficiência física dos animais na natureza e transferir essa habilidade natural dos bichos para os robôs. Quanto mais próximos da perfeição, mais úteis esses animais biônicos se tornam, principalmente para as indústrias naval, automobilística e aeroespacial.

O arquiteto responsável pela criação dos animais, diz que a estrela do projeto é a gaivota. Ela realmente decola, bate as asas e pousa como se fosse viva. O protótipo tem ajudado no desenvolvimento de aviões com aerodinâmica capaz de proporcionar até 50% de economia de combustível.

Outra conquista é a sensibilidade virtual: robôs já são capazes de manejar produtos frágeis como ovos sem quebrá-los, mil vezes mais rápido do que uma pessoa. Um outro exemplo bem prático não passa despercebido no jardim da empresa: é um cortador equipado com sonares que detectam o tamanho da grama. Movido a energia solar, ele passa o dia inteiro fazendo seu trabalho, descansa à noite e retoma a tarefa, automaticamente, quando o dia amanhece. Uma pequena amostra do que os robôs poderão se tornar em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.