Todos pela Natureza!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sunshine to Petrol, cientistas pretendem transformar dióxido de carbono em gasolina


O foco da 'Sunshine to Petrol' foi a criação de um motor de alta eficiência à base de energia solar concentrada para fornecer energia ao processo de fabricação de combustível. |Imagem: Randy Montoya, Sandia National Laboratory

O projeto do laboratório "Sunshine to Petrol" (Do Sol à Gasolina, em tradução livre) tem como objetivo transformar o dióxido de carbono em combustível. A ameaça das alterações climáticas para o planeta é tão grande agora, que qualquer esforço para resolver o problema terá de incluir as chamadas tecnologias "de carbono negativo", argumentam os criados do projeto.

Reciclagem de garrafas, latas e jornais são itens presentes em qualquer lista de ações simples para um ambiente mais limpo. Se fosse fácil também coletar e reutilizar o dióxido de carbono, que está sendo gerado diariamente em todo o mundo em grande volume pela queima de combustíveis fósseis, seria ainda melhor. Na verdade, algumas empresas e pesquisadores pretendem fazer isso.

Reciclagem de dióxido de carbono é muito mais envolvente do que separar vidro, alumínio e papel. Mas muitos cientistas acreditam que o esforço deste novo tipo de reciclagem seja possível, mas tem de ser um esforço crucial. Esse trabalho significa realmente sugar o gás de efeito estufa da atmosfera e fazer algo produtivo com ele.

A ideia de capturar o dióxido de carbono (CO2) das usinas de carvão ou instalações de petróleo e armazenamento subterrâneo tem obtido muita atenção. Vários projetos-piloto estão operando ou em construção.

Tem havido pouco foco na ideia de realmente reutilizar ou reciclar o CO2. Mas a ciência tem o conhecimento de que é possível recombinar o carbono do CO2 com o hidrogênio da água para fazer os hidrocarbonetos, em outras palavras, fazer combustíveis conhecidos, como a gasolina. O problema, ironicamente, é que o processo requer muita energia.

Pesquisadores e empresários argumentam que a tecnologia está ao alcance da mão para a reciclagem do CO2 em combustível, para uso nos motores de hoje. Pode até envolver tecnologia para absorver dióxido de carbono diretamente do ar, ao invés capturar o gás da combustão do carvão vegetal. Em vez de perfuração de petróleo para alimentar carros e caminhões, os cientistas dizem, que poderiam puxar os ingredientes para fazer hidrocarbonetos a partir do ar.

Byron Elton, chefe- executivo da Carbon Sciences de Santa Bárbara, Califórnia, disse “As pessoas estão dizendo: comprima-o, esconda-o; e nós estamos dizendo, não, nos dê que poderemos transformá-lo de volta em gasolina.”

Peter Eisenberger, físico que fundou o Instituto Terra, na Universidade Columbia, é co-fundador da Termostato Global, uma empresa que está trabalhando em tecnologia para capturar o dióxido de carbono do ar com o objetivo de reciclagem, e não de armazenamento. "Na minha opinião, fechando o ciclo do carbono e ter a tecnologia para combinar CO2 e hidrogênio é um futuro maravilhoso", diz o físico. "Imagine um futuro onde as entradas principais para o combustível são água e CO2."

Qualquer um que queira criar combustível de hidrocarboneto acima do solo terá que fornecer a energia para isolar os átomos de hidrogênio e carbono e colocá-los juntos. "Não há almoço grátis", diz Hans Ziock, um membro da equipe técnica do Departamento de Energia dos EUA (DOE) Los Alamos National Laboratory, co-autor de um periódico sobre a captura de carbono do ar.

“Você tem que colocar energia em recriar o combustível", explica ele. "E pelo fato de a recriação nunca ser 100% eficiente, você acaba colocando mais energia do que extraindo."

É por isso que o foco da "Sunshine to Petrol" foi a criação de um motor de alta eficiência à base de energia solar concentrada para fornecer energia ao processo de fabricação de combustível através desta fonte renovável gratuita e abundante.

Ciclo Vivo
Sandia National Laboratory

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.