Todos pela Natureza!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Brasília recebe a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, da Fundação SOS Mata Atlântica

Sua Mata, Sua Casa chega a Brasília


Com atrações gratuitas e ferramentas interativas e tecnológicas, como iPADs, mesa multi-touch e televisores, a mostra chega ao Shopping Conjunto Nacional no dia 4 de junho.
 A partir de 4 de junho, a Fundação SOS Mata Atlântica – ONG pioneira a destinar esforços para a proteção e conservação do Bioma mais ameaçado do país – estreia em Brasília a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, que comemora seus 25 anos.
 A mostra, que fica até o dia 28 de junho no Shopping Conjunto Nacional, tem o objetivo de mobilizar a sociedade e mostrar que a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia. Para isto, conta com diversas ferramentas interativas e dezenas de atividades gratuitas para todos os públicos. Outro destaque da exposição é o bike repórter Sérgio Camargo “Dart”, ciclo ativista local, que percorrerá vários pontos da cidade com o objetivo de coletar dados sobre a região. Em Brasília, cidade que não faz parte desse bioma, a mostra tem o objetivo de mostrar como a cidade é importante para a Mata Atlântica, pois é nela onde são aprovadas as leis que a afetam. A abertura oficial acontece às 14h do dia 4, com a presença de representantes da Fundação, mas o público já pode visitar a exposição a partir das 10h. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 12h às 20h. A iniciativa tem patrocínio de Bradesco Cartões e Natura, com apoio local do Shopping Conjunto Nacional.

Na exposição, os visitantes podem aprender mais sobre o Bioma de maneira lúdica e divertida, além de serem ouvidos sobre suas expectativas futuras em relação ao meio ambiente. Os depoimentos são colocados na “Árvore dos Desejos”, produzida com garrafas PET e embalagens de achocolatado por artistas da Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), também responsável pelas artes feitas com materiais recicláveis que permeiam toda a exposição. Quem preferir pode enviar seus desejos pelo twitter utilizando #ARVORESOSMA.

Segundo a diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação, Marcia Hirota, este é um momento bastante especial para a SOS Mata Atlântica, pois celebra todas as conquistas, realizações e aprendizados ao longo desses 25 anos. “Temos muitas histórias para contar em 2011 e estamos comemorando com um projeto inspirador, que dialoga de maneira interativa com pessoas de diversas faixas etárias, que moram na Mata Atlântica. Cada pedacinho da exposição foi pensado para aproximar a sociedade do Bioma, dizer que essa luta é contínua e que é de todos nós”.

Inspirada nas partes de uma casa, a exposição é dividida por cômodos onde o público encontra painéis informativos, vídeos, palestras e shows. Esses espaços retratam a atuação da SOS Mata Atlântica e do movimento ambientalista, a situação e curiosidades sobre o Bioma, a degradação ambiental vivenciada nas últimas décadas, e indicam o que cada um pode fazer para ter uma convivência mais sadia com o seu ambiente. A cozinha, por exemplo, mostra a riqueza e variedade de frutas e alimentos nativos da floresta. No Túnel da Mata, os visitantes encontram uma parede com pequenos orifícios por onde podem olhar e visualizar imagens de animais emblemáticos do Bioma, além de poderem navegar pelo mapa de remanescentes de Mata Atlântica por meio de uma mesa vertical de touch-screen. 

Brasília é a quinta das 12 capitais nacionais que receberão o projeto, que já passou por Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Até janeiro de 2012, a exposição interativa percorrerá mais sete capitais inseridas no bioma (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Recife). Ao final do projeto, será feito um dossiê com as demandas e manifestações das 12 cidades, que será entregue em Brasília e na Rio+20, em maio de 2012.  
A exposição é totalmente acessível a cadeirantes e traz propostas de interação para todas as idades. Mais informações pelo site www.sosma.org.br ou pelo emailprojeto25@sosma.org.br.

Pela cidade 
Durante toda a exposição “Sua Mata, Sua Casa”, o bike repórter Sérgio Camargo “Dart”, ciclo ativista local, percorrerá vários pontos da cidade com o objetivo de coletar dados sobre a região, divulgar a iniciativa e saber o que as pessoas esperam para o futuro do meio ambiente local. 

Fonte: SOS Mata Atlântica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.