Todos pela Natureza!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ecobags podem causar piores danos ao ambiente, segundo relatório de pesquisa

Sacos plásticos são bastante prejudiciais 
ao meio ambiente por Redação EcoD

Relatório da Agência britânica do Meio Ambiente afirmou que o PEAD (polietileno de alta densidade) utilizado nos sacos plásticos causa menos danos ao meio ambiente do que as ecobags, sacolas reutilizáveis que vem sendo aderidas por supermercados de todo mundo.
O estudo, divulgado no último domingo, 27 de fevereiro, pelo jornal britânico “The Independent”, está sendo avaliado desde 2009 e sua publicação oficial será feita em breve, segundo a agência britânica. Intitulado de “Lige Cycle Assesment of Supermarket Carrier Bags”, o relatório criado pelos pesquisadores Chris Edwards e Meyhoff Jonna poderá reaver as opiniões de ambientalistas e muitos consumidores que já utilizam a sacola ecológica.
Encomendada em 2005 para descobrir qual tipo de saco que menos polui no mundo, o relatório defendeu o uso das sacolas de plástico porque, segundo ele, estes sacos são cerca de 200 vezes menos prejudiciais ao clima do que os sacos de algodão. Adicionado a isso, os sacos de polietileno emitem um terço do CO2 lançado pelas sacolas de papel aprovadas pelos varejistas.
De acordo com as informações divulgadas, os consumidores deveriam usar a mesma sacola de algodão, ou o mesmo saco de papel, durante todos os dias úteis do ano para conseguirem diminuir o impacto ambiental dessas sacolas em comparação ao pequeno impacto, segundo os estudiosos, dos sacos de PEAD.
No entanto, o estudo aponta que esse uso constante não é feito entre os consumidores pesquisados. O documento alertou que os sacos de papel são utilizados apenas uma vez e os de algodão somente 51 vezes antes de serem descartados. O que comprova, de acordo com o relatório, que estes tipos de sacos são mais poluentes do que os saquinhos plásticos descartados na primeira utilização.

Ecobags vem sendo aderidas por 
supermercados do mundo inteiro.
Foto: Srta.Bia

Sacos plásticos
“O PEAD teve o menor impacto ambiental entre as opções de uso individual em nove das dez categorias. A sacola de algodão teve um bom desempenho porque foi considerada a mais leve", afirmou o relatório ainda em testes.
Porém, mesmo com o estudo realizado, o que ainda prevalece é o lado negativo dos sacos plásticos, que poluem lixos e mares. Diminuir o uso e sempre reutilizá-los ainda é a maneira mais eficiente de ajudar o meio ambiente.
Para os sacos de algodão, seria válido a utilização deles centenas de vezes, o que diminuiria também a poluição desse tipo de sacola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.