Todos pela Natureza!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

População de borboletas-monarcas registra seu maior declínio



No Verão de 2011, um pequeno grupo de cientistas de Ontário, no Canadá, realizou a investigação mais ambiciosa já alguma vez proposta em torno da borboleta-monarca, uma espécie em perigo. Liderando o trabalho de campo, Tyler Flockhart, percorreu mais de 35 mil quilômetros através dos Estados Unidos e do Canadá para apanhar e etiquetar centenas de borboletas – que foram, depois, sujeitas a uma análise de laboratório para determinar os seus locais de origem.

“Do que eu conheço, esta é a amostra mais ampla de borboletas-monarcas de toda uma época de reprodução em toda a América do Norte”, disse recentemente Flockhart. Os resultados do esforço confirmaram o que entomologistas temiam há anos: a borboleta caminhando para a extinção. Em 2012, o número de espécimes da população foi o mais baixo já registrado.


Segundo o Atlantic Cities, a monitorização destes insetos é uma tentativa arriscada, porque a sua migração anual abrange vastas distâncias e diferentes gerações. As borboletas passam os meses mais frios nas florestas centrais do México, viajando então na Primavera para os EUA e o Canadá.

Neste Inverno, no México, as borboletas ocuparam pouco menos do que um hectare de floresta – uma diminuição de 59% dos quase três hectares do Inverno de 2011-12, de acordo com o World Wildlife Fund (WWF). A causa parece estar nas flutuações climáticas extremas sentidas nos EUA e no Canadá que secam os ovos e matam as larvas de borboleta.

Há outros agentes suspeitos por detrás da diminuição destes espécimes. Algumas pessoas referem os herbicidas pulverizados nas produções de milho que matam as ervas daninhas e limitam os lugares onde os insetos podem colocar seus ovos. Ao mesmo tempo, a fonte de alimento das monarcas vai desaparecendo à medida que os campos são substituídos por cimento.


 Mais uma triste notícia para o reino animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.