terça-feira, 30 de julho de 2013

Terra-i - sistema para monitorar desmatamento, terá alcance global


 

Um sistema de monitoramento de desmatamento quase em tempo real em breve cobrirá todas as florestas tropicais do mundo, reportaram os pesquisadores por trás da iniciativa. O Terra-i - um projeto colaborativo entre o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) da Colômbia, The Nature Conservancy (TNC), a Escola de Negócios e Engenharia (HEIG-VD) na Suíça, e o Kings College de Londres - tem testado seu sistema na Ásia tropical, estendendo seu alcance para além de seu reduto na América Central e do Sul.

O Terra-i usa dados dos sensores do satélite Modis da NASA para avaliar as mudanças na cobertura florestal com uma resolução de 250 metros a cada 16 dias. O sistema é similar ao mecanismo de rastreamento de desmatamento quase em tempo real usado no Brasil pelo governo e pela ONG Imazon. "Agora podemos fornecer dados em tempo real sobre mudanças na cobertura da terra na América Latina e esperamos gerar resultados pan-tropicais nos próximos meses", falou Louis Reymondin, pesquisador do CIAT, ao mongabay.com.

New Fresh Data"Já que esse é o primeiro sistema em escala continental em operação e o primeiro a trabalhar fora da Amazônia brasileira, isso permite um nível similar de reporte e entendimento das mudanças na cobertura da terra para outros países, como o Brasil já faz há algum tempo."

O sistema detecta o desmatamento baseado em mudanças na intensidade de verde da vegetação natural. Ele normaliza a resposta da vegetação sazonal à chuva para reduzir falsos positivos. Os dados são então mapeados e disponibilizados para download através do www.terra-i.org. Para a América Latina, os dados estão disponíveis em nível nacional e por área protegida, ecossistema, e estado ou municipalidade.

"O Terra-i tem uma série de aplicações, tais como: monitorar a efetividade da conservação; avaliar o impacto sobre o meio ambiente da construção de novas infraestruturas como estradas; analisar a contribuição do desmatamento para as mudanças climáticas e entender os prováveis impactos do desmatamento nas populações."

O Terra-i não é o único sistema de alerta de desmatamento quase em tempo real em desenvolvimento. O Instituto de Recursos Mundiais(WRI) está dando os retoques finais no Global Forest Watch, uma ferramenta que também rastreará o desmatamento em uma base bi-semanal, enquanto oferece serviços como mapas de concessão de plantio, assim como fornece um mecanismo para usuários compartilharem fotos e relatórios de campo.

FONTE: Carbono Brasil
Publicado originalmente no Mongabay
Rhett A. Butler, do Mongabay

Equipes do InfoAmazonia e Terra-i desenvolveram mapas de cobertura florestal atualizados

Usando dados de Terra-i, e equipes do InfoAmazonia Terra-i desenvolveram atualizados mapas de cobertura florestal para a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Os resultados revelam um aumento de 24% na perda de florestas entre 2011 e 2012 e uma tendência crescente desde 2004.




Imagem InfoAmazonia e equipes de Terra-i desenvolveram mapas de cobertura florestal atualizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.