Todos pela Natureza!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Disney Nature - Reino dos Felinos (Dublado)




A Disneynature dá vida ao Rei Leão em sua mais recente aventura da vida selvagem, “Reino dos Felinos”, que conta as fantásticas histórias de duas famílias: os reis da savana africana e os felinos mais velozes do mundo. O filme captura o amor, o humor e a determinação dos verdadeiros e majestosos felinos. Uma incrível aventura que mescla a intimidade e os laços familiares com o poder e perspicácia da natureza. ( Site Disney)

Infelizmente conforme a matéria que abaixo relaciono, vemos uma realidade alarmante quanto a população destes belíssimos felinos segundo a pesquisa divulgada na revista científica Biodiversity and Conservation.






População de leões diminui 68% em 50 anos na África

  • Estudo associa a expansão de ocupações humanas no continente à redução do habitat da espécie, as savanas. Hoje, restam apenas 25% do ecossistema que já foi maior que os EUA

Os leões estão desaparecendo em ritmo alarmante na África. De acordo com um novo estudo, realizado pela Universidade Duke, nos EUA, a população de felinos diminuiu 68% em apenas 50 anos. Os cientistas estimam que o número de leões que vivem hoje nas savanas do continente não passe de 32 mil, quantidade bem inferior aos cerca de 100 mil espécimes verificados em 1960.

Publicada na revista científica Biodiversity and Conservation, a pesquisa associa o declínio da espécie à expansão de ocupações humanas que levaram à redução de 75% do habitat dos animais no mesmo período.

Leão“A palavra savana evoca visões de vastas planícies abertas cheias de vida selvagem. Mas a realidade é outra. A mudança no uso da terra, o desmatamento maciço, impulsionado pelo rápido crescimento da população humana, tem deteriorado esse ambiente natural”, afirma o pesquisador e conservacionista Stuart Pimm, da Universidade de Duke. “Agora, restam apenas 25% de um ecossistema que já foi maior que todo os Estados Unidos”.

Pimm e seus colegas usaram imagens de alta resolução captadas por satélite do Google Earth, juntamente com os dados de densidade da população humana e estimativas das populações de leões locais, para mapear as áreas ainda favoráveis para a sobrevivência dos grandes felinos.

Eles identificaram apenas 67 áreas isoladas em todo o continente com níveis de população humana adequada para garantir baixo impacto no habitat dos leões. No entanto, destes, apenas 10 pontos foram considerados "fortalezas" onde os leões têm uma excelente chance de sobrevivência. Sendo que muitas das fortalezas estão localizadas dentro de parques nacionais.

Nenhum dos redutos seguros está localizado na África Ocidental, onde as populações humanas duplicaram em muitos países ao longo dos últimos 30 anos. Segundo o estudo, menos de 500 leões permanecem nessas regiões de grande densidade humana, e eles estão espalhados por oito locais isolados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.