Todos pela Natureza!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Rancho dos Gnomos - Protetores da Natureza






O Diário Ecologia visita o Rancho dos Gnomos, um impressionante santuário de animais vítimas de maus tratos no município de Cotia na Grande São Paulo. Produção TV Diário - Afiliada Rede Globo/SP

Os trabalhos realizados pelo Rancho dos Gnomos são de suma importância e de extrema necessidade, tendo em vista o auxílio ao Poder Público e respectivos órgãos ambientais 24 horas por dia, sendo recebidos animais apreendidos de tráfico, circos, vítimas de maus-tratos, etc. (só no ano de 2002, foram recebidos 2500 animais encaminhados pela Polícia Ambiental e Ibama, representando 12% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo, e cerca de 2400 animais no ano de 2003, representando 13% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo). 



Um trabalho cuidadoso de recuperação desses animais é realizado com uma equipe especializada de biólogo, veterinários e diversas outras pessoas. Em cada caso, estuda-se a possibilidade de devolução dos animais à natureza. Caso não seja possível e a necessidade de abrigá-los nas próprias instalações do Santuário seja constatada, cada animal em tal situação receberá cuidados e tratamentos específicos por toda sua vida. Concomitantemente, realiza-se um trabalho importante de educação ambiental para crianças e jovens de toda a rede de ensino do país.




Atualmente, o Rancho dos Gnomos abriga cerca de 320 animais (sendo 12 leões, 1 tigre-de-bengala, 1 onça-parda, macacos, veados-catingueiros, gatos-do-mato, jaguatiricas, bichos-preguiça, lontras, emas, mutuns, araras, papagaios, jabutis, eqüino, suínos, roedores, cães, gatos e diversos outros animais).



Missão


Primar pelo bem estar da fauna, por meio de sua preservação, conservação, recuperação e manutenção sempre que necessária e também pela propagação da educação ambiental para a disseminação e alcance do ambiente equilibrado e a sadia qualidade de vida:
  1. Fauna silvestre; animais naturais de determinado país ou região, que vivem junto à natureza e dos meios que esta lhes faculta, pelo que independem do homem; 
  2. Exótica; animais originários de outras regiões que ingressaram no território dos animais nativos, legal ou ilegalmente, e que se aclimataram; 
  3. Nativa; são aqueles que têm, num determinado território, o seu habitat; 
  4. Doméstica; são os animais que vivem nas habitações, no convívio humano, adaptados ao convívio familiar, e que, pelo seu apego ao ser humano, torna-se quase impossível a vida para ele fora do ambiente em que o homem vive; 
  5. Domesticada são aqueles animais selvagens que, uma vez amestrados pelo homem, passam a conviver com este; 
  6. Migratória; são aqueles animais que por um processo de migração-imigração e posterior emigração, que se repete, apenas permanecem temporariamente no território brasileiro, onde muitas vezes se processa o acasalamento. 





GNOMOOs gnomos são espíritos protetores da natureza de pequena estatura amplamente conhecidos e descritos entre os seres elementais (nome dado a todo e qualquer espírito existente na natureza), da terra. Todo princípio divino, após emanar-se do "Absoluto", deve iniciar seu processo de desenvolvimento incorporando-se à matéria. Essa incorporação, segundo os princípios platônicos da Metempsicose, (termo genérico para transmigração da alma).

Os Elementais são os protetores da natureza e ajudam os homens e animais. Eles possuem a missão de estimular as forças do Universo, pois governam os 4 Elementos: Terra, Ar, Fogo e Água. O reino dos Elementais é responsável pela paisagem da Terra e por toda vida existente. Eles são conhecidos em todos os lugares do mundo, sob diferentes formas e nomes. Os egípcios os chamavam de Afrits; em alguns países da África eles são os Yawahu, em outros os Ghoddis; os persas chamavam-nos de Daevas; entre os povos da Ásia ele eram chamados de Phiyes; entre os gregos eles eram os Daemons e no Japão são conhecidos por Oni.

O Reino dos Elementais tem uma imensa quantidade de formas e tipos, mas são divididos genericamente em 4 categorias:
  • TERRA: Gnomos 
  • AR: Silfos 
  • FOGO: Salamandras 
  • ÁGUA: Ondinas

Um comentário:

  1. Nossa natureza precisa de mais iniciativas assim!
    (=

    Vou ficar por aqui. Preciso continuar respirando!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.