Todos pela Natureza!

domingo, 30 de setembro de 2012

Pico dos Marins a montanha mais alta do estado de São Paulo


Localizado na cidade de Piquete/SP, próximo à divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo na Serra da Mantiqueira,  o Pico dos Marins é a montanha mais alta do estado de São Paulo, com 2.420,7 m, e ocupando a 26ª posição entre as montanhas mais altas do Brasil, o Pico dos Marins atrai os amantes do montanhismo pela beleza da região que o cerca, proporcionando uma ampla e fantástica vista do Vale do Paraíba/SP, do Sul de Minas Gerais e das serras paulistas: Bocaina, Quebra Cangalha e Serra Fina.

A dificuldade para se chegar ao cume do Pico dos Marins também é outro atrativo para os montanhistas. Embora, para montanhistas experientes, não seja necessária a utilização de equipamentos de escalada, tampouco o uso de bússolas, GPS ou mapas, o trajeto até o cume é acidentado, longo e demorado, o que exige bastante esforço muscular e articular das pernas do montanhista, além de muito fôlego para resistir a cerca de 4 horas (ou mais) de dura caminhada até o topo.


A caminhada "off-road" propriamente dita inicia-se em um local chamado Morro do Careca. A partir dele até o cume do Pico dos Marins leva-se aproximadamente quatro horas carregando-se apenas alimentação e bebida e o retorno em aproximadamente três horas. Com barraca, provisões e alimentos para acampar no cume o percurso de subida pode ser feito em cerca de seis horas e a descida em cerca de quatro horas e meia. Estes tempos, é claro, não são absolutos pois dependem do grau de condicionamento físico do montanhista.

A temporada de visitas ao Pico dos Marins inicia-se no mês de maio e se estende até o mês de setembro. Fora deste período não é seguro aventurar-se por lá devido ao tempo instável, às fortes tempestades com raios e ao tempo fechado que reduz fortemente a visibilidade, prejudicando a navegação. Além do aspecto da segurança, visitar o Pico dos Marins durante a temporada é garantia de apreciação de todo o explendor da região e de belas fotografias e filmagens.


 




  • Não deixe o seu lixo na montanha. Se puder, recolha o que deixaram para trás. 
  • Respeite a natureza e os demais visitantes. 
  • Clique aqui para mais informações sobre as boas práticas de comportamento na montanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.