segunda-feira, 9 de abril de 2012

Satélites permitem cortar menos e melhor madeira


O novo sistema funciona através da combinação de satélites e serviços de comunicação móveis

Os satélites vão passar a ajudar na produção de mais madeira usando menos árvores, segundo um teste que está a ser feito pela Agência Espacial Europeia.

A Agência Espacial Europeia (ESA) e a empresa irlandesa Treemetrics estão desenvolvendo um projeto que permite aos gestores florestais e às máquinas de corte no local comunicarem-se em tempo real. O Satmodo, assim se chama o sistema, está sendo utilizado através da combinação de satélites e serviços de comunicação móveis.

Até hoje, os responsáveis pela coleta das árvores tinham que dar as instruções aos operadores via correio eletrónico, telefone ou presencialmente. "Ninguém sabe ao certo o que está nas florestas até as árvores serem abatidas. Isto é ineficiente. Muitas vezes, as máquinas vão para a floresta errada e cortam árvores que não são as adequadas aos pedidos do mercado", anunciou a Treemetrics em comunicado à imprensa.

CSD, InmarsatIsatM2M / D+, 
IsatData Pro or BGAN

Através deste novo sistema, a ESA anuncia que "o valor da coleta pode ser determinado quase em tempo real e alterado no local, em vez de se esperar até cortar a floresta toda".

O Satmodo permitirá fazer uma gestão cuidadosa dos recursos, através de satélites que identificam aquelas mais adequadas a cada pedido do mercado. Como nem todas as árvores são criadas da mesma forma, os satélites detetam, por exemplo, aquelas que podem ser destinadas para toras (pedaços de madeira) ou para o fabricação de celulose. Assim, com base no pedido do cliente, é criada "uma instrução de corte" que informa a máquina e o seu operador como fazer o abate das árvores.

Essa comunicação é feita através do IsatM2M, o novo serviço da empresa Inmarsat. O IsatM2M é um serviço de mensagens via satélite, que permite a localização e monitorização máquina-a-máquina em qualquer lugar do mundo.


JPN - jpn@icicom.up.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.