quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Projeto Tamar celebra em junho a Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos

Bases celebram Semana do Meio Ambiente 
 


O Projeto Tamar celebra em junho a Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos 08/06, contando sempre com a participação das comunidades costeiras. É uma programação variada, tendo como tema central a conservação dos mares e das tartarugas marinhas. Há atrações para a criançada e toda a família, nas localidades litorâneas, nas bases e nos Centros de Visitantes/Museus Abertos da Tartaruga Marinha da Bahia/Praia do Forte, Sergipe, Pernambuco/Fernando de Noronha, Rio Grande do Norte/Pipa, Ceará, Espírito Santo, São Paulo/Ubatuba e Santa Catarina/Florianópolis. No domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, quase todos vão promover solturas de filhotes ou de tartarugas reabilitadas, atividade de educação ambiental que sempre atrai grande público. 
Bahia 
Na Bahia, a Semana do Meio Ambiente será comemorada no Centro de Visitantes da base de Praia do Forte, com atividades educativas especialmente preparadas para a criançada e toda família. Haverá visitas orientadas, oficinas de origami, gincana, além de exibições temáticas sobre a biologia das tartarugas e os desafios para a conservação marinha. O grupo de teatro de fantoches encena a peça Histórias de Seu Cajueiro. Será uma semana especial (30/5 a 5/6), contando ainda com a exposição fotográfica Florestas do Mar, do Projeto Coral Vivo, e a peça No fundo do Mar, do Grupo Passatempo Educativo. O encerramento é no domingo (5/6), com a soltura de uma tartaruga reabilitada.

Sergipe

A coordenação regional do Tamar em Sergipe organizou sua programação para a Semana do Meio Ambiente com palestras e visitas orientadas ao Oceanário de Aracaju e atividades culturais nas bases de pesquisa do Estado. No Abaís, acontecerá evento especial integrando meio ambiente e a abertura dos tradiciconais festejos juninos, contemplando também o intercâmbio cultural: apresentação dos grupos folclóricos Lariô das Tartarugas, Batucada de Saturnino e Quadrilha Junina das Tartarugas. Na base de Pirambu, haverá soltura de filhotes.

Pernambuco

Ao longo de toda a semana (30/05 a 5/06), a base de Fernando de Noronha realizará oficinas de papel machê, com a participação das crianças da ilha e do público do Centro de Visitantes. Nesse período, os alunos da Escola Arquipélago de Fernando de Noronha visitam o Viveiro de Mudas Nativas que o Tamar mantém na área de reflorestamento. Todos vão ganhar uma muda em vasinho de garrafa pet. Tem ainda exposição na Feira Cultural de Sustentabilidade, na Vila dos Remédios, com distribuição de material informativo. No domingo, 5/6, acontece a soltura de filhotes de tartaruga-verde.

Rio Grande do Norte

Na base de Pipa, em Tibau do Sul/RGN, serão realizadas palestras em escolas municipais, com o tema Projeto Tamar 30 anos: Nossa Praia é a Vida, e visita guiada ao Santuário Ecológico de Pipa, incluindo parada no Mirante das Tartarugas, que é uma área de alimentação de tartarugas-verdes. No domingo (5/6) haverá soltura de filhotes. Durante a semana, as exposições itinerantes Vidas da Luz da Lua e Tamar 30 anos vão passar pelo ecoposto do Idema-Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente, órgão estadual de meio ambiente; instituições de ensino; Parque Estadual das Dunas; Pirangi do Norte, em Parnamirim, e Ponta Negra; e Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno.

Ceará

Para começar, o Tamar/Ceará participa de uma caminhada ecológica promovida Prefeitura de Itarema e Governo do Estado, através de vários órgãos. Haverá coleta de lixo, campanha de informações sobre a dengue, importância da água e sobre a preservação das tartarugas marinhas. No Centro de Educação Ambiental, o Projeto promove ciclo de palestras, atividades para as crianças e soltura de tartarugas, como parte da campanhaNossa Praia, Nossa Vida. Também está programada exibição de videos sobre meio ambiente na praça de Almofala, onde fica a base do Tamar. Em Volta do Rio vão acontecer brincadeiras e passeatas com as crianças da comunidade, além de mostras de videos na praça da cidade.

Espírito Santo

O Tamar/Espírito Santo vai comemorar a Semana do Meio Ambiente (29/5 a 8/6) com diversas atividades educativas e de sensibilização ambiental nas suas bases, começando (29/5) com missa na Catedral de São Mateus, alusiva à Campanha da Fraternidade 2011, cuja tema é a vida no planeta. No Centro de Visitantes de Guriri, estudantes e crianças da comunidade participam de várias atividades, incluindo pintura de gesso e oficinas de pintura e de reciclagem, além de caminhada ecológica e soltura de filhotes. Anchieta tem pintura facial e soltura de uma tartaruga reabilitada. Regência promove exibição de video e exposição itinerante. Na ilha de Trindade haverá limpeza das praias de desova das tartarugas marinhas, no Dia dos Oceanos (8/6). 

São Paulo

Em Ubatuba, as comemorações vão durar todo o mês de junho. Além da ativa participação no II Festival da Mata Atlântica – Florestas, Rio e Mar, que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está organizando, o Tamar programou diversas atividades artísticas, culturais e educativas para o Centro de Visitantes: teatro de fantoches; oficinas de desenho em tela e mural com o artista plástico ambiental Alexandre Huber; exposição de brinquedos feitos de sucata; e recreação dirigida com desenhos e os jogos A viagem da tartaruga de couro e O caminho do lixo. Haverá ainda exibição de filmes, documentários e desenhos animados sobre o meio ambiente para o público de todas as idades, além da apresentação do grupo musical Concertada, com uma seleção de músicas de temática ambiental. Na Oficina de Papel serão realizadas rodas de conversa sobre reciclagem e consumo consciente, com a presença de alunos das escolas de Ubatuba, que também participarão de uma oficina de demonstração da produção de papel reciclado artesanal. Em parceria com o Aquário de Ubatuba, promove mutirão para limpeza da praia do Itaguá, na data em que se comemora o Dia Internacional dos Oceanos (8/6).

Santa Catarina

A base do Tamar em Florianópolis está com programação diferenciada para o seu Centro de Visitantes/Museu Aberto da Tartaruga Marinha, na Semana do Meio Ambiente (5 a 11/6). O CV já agendou a participação de 17 escolas, públicas e particulares, em exibição de vídeos, visitas monitoradas e alimentação interativa das tartarugas. No domingo (5/6) tem recreação para as crianças: pinturas faciais de temas marinhos e brincadeiras ecológicas, com distribuição de brindes.Terça-feira (7/6) é dia da palestra Primeiros socorros e combate a incêndios: residencial, comercial e no meio ambiente. Na quarta (8/6), Dia dos Oceanos, a base promove mutirão de limpeza da praia da Barra da Lagoa, onde fica a base, com a participação das escolas da comunidade. No sábado (11/6), o evento final: a soltura de uma tartaruga marinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.