Todos pela Natureza!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Serviço Florestal Brasileiro - Reunião do diretório da Rede Iberoamericana de Florestas Modelo na Espanha

Brasil participa de Fórum Global sobre Florestas Modelo



O Serviço Florestal Brasileiro participaaté dia 26 de março, na Espanha, da reunião do diretório da Rede Iberoamericana de Florestas Modelo, com mais 13 países da América Latina, Caribe e Europa.




O encontro será realizado durante o Fórum Global das Florestas Modelo, que ocorre a cada três anos com o objetivo de compartilhar conhecimento, apresentar resultados, debater problemas e buscar estratégias para os anos seguintes entre seus membros.

A reunião é uma oportunidade para conhecer experiências de outros países sobre a gestão de territórios onde o foco é o manejo sustentado dos recursos florestais, tendo com base os princípios das redes de florestas modelo, afirma o gerente de Informações Florestais do Serviço Florestal, Joberto Freitas.

O Brasil tem hoje duas florestas ou bosques modelo, a do Pandeiros e a da Mata Atlântica, ambas em Minas Gerais. Para ser classificada como tal, a floresta tem que ser gerida de forma a combinar necessidades sociais, econômicas e culturais dos grupos a ela vinculados, sempre com vistas à sustentabilidade.

Nesses locais, os parceiros trabalham de forma colaborativa, desenvolvem objetivos comuns e atuam dentro de uma estrutura de governança, com planos para atingir metas e definir prioridades, sejam de conservação da biodiversidade, consciência intercultural ou educação, por exemplo.

Além das duas florestas modelo em Minas Gerais, há planos para o desenvolvimento de novas iniciativas nos estados do Pará e Acre.

"No Brasil há grande potencial de ampliarmos o número de florestas modelo. Nossa expectativa é aumentar a quantidade delas à medida que identifiquemos territórios onde haja boas condições para isso. A existência de recursos florestais e uma boa base de organização social seriam os principais elementos para desenvolvermos novas propostas", afirma.


      23/03/2011 - Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.