sábado, 9 de fevereiro de 2013

Brasil das Aves - A Mata Atlântica revelada



Iconografia das Aves do Brasil – Mata Atlântica

  • Obra inclui mais de 400 fotografias e ilustrações de pássaros.
  • Segundo os autores, 60% das aves do bioma estão em extinção.

Este livro consiste numa introdução ao universo das aves da Mata Atlântica, dada a sua grande concentração de biodiversidade, mas a maior parte deste habitat foi destruído. Esta região tem uma das mais altas concentrações de aves endêmicas e, em todo o mundo, infelizmente não menos que 68% de todas as espécies de aves são consideradas raras.

Tomas Sigrist é um nome conhecido por qualquer um que já teve contato com a observação de aves. Naturalista, ilustrador e pesquisador, ele ajudou a formar inúmeros birders no país, com seus excelentes guias de campo. E agora alça voos mais altos, com livros de arte que qualquer apaixonado pela vida selvagem gostaria de ter.

O livro reúne mais 400 imagens inéditas de aves nativas da Mata Atlântica, em uma faixa que se estende desde o Piauí até o Rio Grande do Sul. As imagens incluem fotografias feitas por Lester Scalon, além das ilustrações do pintor Tomas Sigrist.

Como aproximadamente 60% das aves da Mata Atlântica estão ameaçadas de extinção, a ideia do livro “Iconografia das Aves do Brasil – Mata Atlântica” é, portanto, garantir o registro enquanto ainda é possível encontrar as espécies na natureza.

Além das imagens, o livro traz informações sobre as aves retratadas, tais como o comportamento e os hábitos dos animais. O conteúdo em texto inclui ainda informações gerais sobre a fauna e a flora típicas da Mata Atlântica.

As fotos contidas no livro são de um profissional que conhece profundamente os meandros, veredas e segredos de nossas terras. Lester Scalon, mineiro de Sacramento, percorre desde garoto as matas brasileiras. E vem, ano a ano, aprimorando sua técnica e produzindo obras consistentes que revelam fauna e flora de ambientes como a Serra da Canastra, o sertão, o Pantanal. Neste volume, as aves da Mata Atlântica são exibidas em uma profusão de cores e climas, mostrando detalhes de comportamento e habitat, levando o leitor a uma viagem visual. As fotos abaixo, todas de Lester Scalon, fazem parte da obra.


Fotos por Lester Scalon:

tucano-de-bico-verde


Araçari-banana


Tangará.


Saíra-sete-cores.


Gavião-real (ou harpia).


Saíra-douradinha. 


Ariramba-de-cauda-ruiva.


Surucuá-variado.


Cardeal                                                Bicudo


O ilustrador especializado em desenhar aves com um realismo digno dos melhores naturalistas, é uma daquelas raras ocasiões na qual o talento humano e o esplendor natureza se juntam para gerar uma obra bela, delicada e sensível.



Ilustração de um jaó-do-litoral (Foto: Tomas Sigrist/Divulgação)

Ilustrações - Tomas Sigrist



Nos vídeos abaixo, Sigrist fala da origem, e demonstra sua técnica



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.