Todos pela Natureza!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Depois de Londres, é a vez dos Estados Unidos adotar o sistema "package-free"

capa.jpg

Depois de Londres, é a vez dos Estados Unidos abrirem uma loja totalmente package-free, ou seja, livre de embalagens. Semelhante à londrina Unpackaged, a In.gredients não pretende fornecer nenhum tipo de embalagem para seus produtos e quer estimular os clientes a levarem suas próprias sacolas e compartimentos na hora das compras.

Segundo os irmãos, Lane, idealizadores do projeto, 40% dos resíduos gerados por uma residência estadunidense são provenientes das embalagens. Para agravar a situação, muitas delas são utilizadas somente uma vez antes de irem para o lixo. Para ajudar a combater esse desperdício e mostrar uma opção viável para o varejo alimentar, a loja pretende eliminar completamente as embalagens das prateleiras.

Assim, os compradores deverão levar de casa as sacolinhas com fechamento zip lock, compotas de plástico e vidrinhos de conserva. Na loja, basta pesar a embalagem levada de casa, enche-la com a mercadoria desejada e pesá-la novamente – pagando apenas a diferença. Quem esquecer de levar a própria embalagem poderá comprar opções biodegradáveis que serão disponibilizadas na loja.

Além de reduzir a embalagem, a iniciativa também reduz o desperdício de comida, já que devido ao tamanho das embalagens, muitas pessoas acabam comprando mais do que consomem – sem poder optar pela quantidade exata que precisa.
“Não existe lixo na natureza. Lixo é uma invenção humana. Como bons criados do nosso ambiente, nossa principal prioridade é reduzir a quantidade de lixo que produzimos e reutilizar o que temos. Ser livres de embalagens limita radicalmente a nossa geração de resíduos. Nosso negócio vai ser lixo zero; sua casa pode ser também” - irmãos Lane.

Além de reduzir a produção de lixo, a loja se compromete a dar sempre preferência a produtos locais e orgânicos, a estimular o consumo consciente e a educação ambiental na comunidade e entre os clientes, e a oferecer a possibilidade de doar parte do valor gasto no mercado para ONGs com as quais a In.gredients esteja envolvida.

Entre os produtos que serão comercializados na loja estão grãos orgânicos (arroz, feijão, aveia, cereais), especiarias, chás de folhas soltas e grãos de café, frutas secas e castanhas, ingredientes naturais para panificação (farinhas, açúcares, fermento), oleos (vinagre, azeite), laticínios (leite, iogurte, ovos, queijo), cerveja e vinho locais (os compradores deverão levar coolers e garrafas limpas e vazias), e utensílios domésticos (detergentes, produtos de higiene).

A loja será construída em Austin, no Texas, mas a data de sua inaugurarão só será informada em agosto. Segundo os irmãos Lane, a abertura acontecerá ainda em 2011. Quem quiser contribuir com o projeto com doações pode entrar em contato através do e-mail ingredients@brotherslane.com.

Portal EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.