Todos pela Natureza!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Termoverde - Energia limpa a partir do lixo doméstico + reciclagem

  
Termoverde Salvador
A *Termoverde Salvador tem potência de 19,73 MW e gera energia limpa a partir do lixo doméstico depositado no aterro sanitário. 


Nesta segunda-feira (6) será apresentado o edital de licitação do projeto de usina termoelétrica, que produzirá eletricidade a partir da queima do lixo, na região metropolitana de São Paulo. A unidade deve ser instalada na cidade de São Bernardo do Campo.
Esta foi a solução encontrada para resolver parte do problema dos resíduos sólidos. A usina processará até mil toneladas de resíduos para gerar constantes 30 MW, o que é suficiente para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes. O projeto está orçado em cerca de R$ 600 milhões. 
Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil gera mais de 195 mil toneladas de lixo por dia. Destas, 33 mil toneladas de resíduos vão para lixões. 
Em 2010, uma lei instituiu que o funcionamento de lixões nas zonas urbanas será proibido a partir de 2014 e já obriga todas as cidades a criarem aterros sanitários. Mas, ainda não há espaços suficientes para todas armazenar estas toneladas de resíduos geradas diariamente ou para atender a nova lei federal. 
Por isso, as térmicas de lixo têm muitas chances de dar certo. Na Europa, por exemplo, a tecnologia já é utilizada há muito tempo e tem o intuito de reaproveitar o máximo de lixo para transformar em energia. Uma separação dos materiais recicláveis é feita e aqueles que não podem ser reaproveitados são queimados e transformam-se em eletricidade. 
Para o gerente da área de programas especiais da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Aruntho Savastano Neto, esta é uma solução parcial, mas que é eficaz do ponto de vista do meio ambiente. “Isso resolve parte do problema do lixo e é possível afirmar com segurança de que não há danos à saúde ou ao meio ambiente”, afirmou Savastano Neto ao G1.
Alguns municípios de estados brasileiros como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná também discutem a possibilidade de instalarem tais usinas. São Bernardo do Campo e Barueri receberam licenças provisórias. Já em Santo André a população discute a possibilidade de instalarem um complexo. Em São José dos Campos o pré-edital do projeto foi aberto para consulta pública. Há também estudos para a construção de uma usina no litoral. 
Eduardo Carvalho, do Globo Natureza, explica como funciona uma usina de biodigestão anaeróbica e usina de incineração: “O lixo orgânico, considerado úmido, passaria por um processo chamado ‘digestão anaeróbica’ (parecido com a compostagem), em que o gás metano liberado na decomposição seria transformado em energia. Para a outra parte, a incineração, seria o destino dos resíduos que não podem ser reciclados”. 
Na incineração os gases são liberados na atmosfera, mas antes passam por uma filtragem. Mesmo assim, há restrições, pois durante o processo para impedir a liberação do metano (causador do efeito estufa), seriam utilizados vários filtros e substâncias que, segundo Eduardo Carvalho, podem ser cancerígenas. 
A outra preocupação é que com a prática possa ocorrer uma diminuição da reciclagem “já que tudo pode ser queimado”, como afirma Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energia do Greenpeace. 
A questão econômica também tem sido apontada, por especialistas, como um ponto negativo do empreendimento. Será preciso que as prefeituras estejam dispostas a pagar mais caro pelo investimento. Este é o motivo que levam estes especialistas a crerem que aqui no Brasil, apesar dos recentes trabalhos sobre o tema, possivelmente, a tecnologia não será adotada. 
Segundo o secretário de Planejamento Urbano de São Bernardo, Alfredo Buso, a previsão é de que as obras de construção da termoelétrica sejam iniciadas no início de 2012.
Fontes: G1.
Redação CicloVivo
 
*Primeira termelétrica movida a biogás do Nordeste é inaugurada em Salvador

Os gases gerados pelo lixo doméstico produzido na capital baiana, Lauro de Freitas e Simões Filho agora têm destinação correta – transformação em energia elétrica. Isso só está sendo possível com a implantação da termelétrica a biogás de aterro sanitário do Nordeste, a Termoverde Salvador, inaugurada, quarta-feira (23), no Aterro Metropolitano Centro de Salvador, em São Cristóvão, com a presença do governador Jaques Wagner. 
A primeira termelétrica a biogás de aterro do Nordeste e terceira do País, objetiva tornar em energia renovável 2,5 mil toneladas diárias de resíduos, que vão abastecer grandes e médias empresas instaladas no estado. Para o seu funcionamento foram investidos R$ 50 milhões. Construída em uma área de sete mil hectares pelo grupo Solví, a termelétrica tem potência de 19,73 MW e produzirá 150 mil MWh ao ano – isto daria para atender 300 mil residências.
De acordo com o presidente da Solví Valorização Energética, controladora da Termoverde, Latino de Carvalho, a termelétrica a biogás de aterro sanitário utiliza os gases compostos por dióxido de carbono e metano, provenientes do lixo, transformando-o em energia. Ele explica que, normalmente, esses gases são lançados na atmosfera, sendo os principais causadores do efeito estufa. Mas, quando utilizados como energia alternativa, evita-se o lançamento de Gases de Efeito Estufa (GEE) na camada de ozônio e seu consequente impacto, contribuindo com o meio ambiente. Além disso, não afeta a vegetação e a fauna e nem polui os mananciais. 
A termelétrica é composta de usina geradora de energia com 19 motogeradores de 1.038 KW cada, unidade de tratamento do biogás, subestação elevadora e linha de transmissão de 7,8 quilômetros que liga a usina à rede elétrica da Coelba, que fará a distribuição às empresas consumidoras.
Fonte: Economia Baiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.