sábado, 28 de maio de 2011

Projeto Floresta Sustentável busca restaurar áreas degradadas na Bahia

 O Projeto Floresta Sustentável foi implantado
 na Bahia para recuperar áreas degradadas 
da Mata Atlântica e formar um corredor ecológico. 
O Projeto Floresta Sustentável foi implantado na Bahia para recuperar áreas degradadas da Mata Atlântica e formar um corredor ecológico. Aprovado no ano passado, o programa também capacita e conscientiza moradores da região.
O projeto é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, que envolve as comunidades de Tapera/Sapiranga, Barreiro e Pau Grande, e tem como objetivo restaurar 90 hectares de Mata Atlântica presentes na região. A área sofre com o desmatamento mesmo em locais considerados Áreas de Preservação Permanente (APP), às margens do rio Pojuca.
A região que mais carece de conservação e aprimoramento é a área de reserva do Sapiranga, localizada a dois quilômetros da Praia do Forte, em que pesam as metas de conservação e o aprimoramento de estrutura.
Durante dois anos, o projeto estimulará a capacitação de 700 moradores para que estes possam ter sua fonte de renda, seja empreendendo ou trabalhando na produção artesanal, de mudas com vegetação nativa, formação de sistemas agroflorestais e de ecoturismo. O coordenador técnico do projeto, Álvaro Meirelles, ressalta essa questão econômica: “A proposta também promoverá o desenvolvimento econômico da região e melhorará a qualidade de vida das comunidades de modo sustentável”, afirmou ele.
O Floresta Sustentável, desenvolvido pela Fundação Garcia D’Ávila, é um dos vencedores do Programa Petrobras Ambiental 2010. Foi apresentado em abril na Praia do Forte, cartão postal do estado da Bahia. O plano é que a execução do projeto aconteça durante dois anos.
O projeto, que também apóia a educação ambiental, está em parceria com o evento de aventura e cross-country da Bahia, Running Daventura. Tal evento realiza no próximo domingo (29) sua terceira edição. As ações de produção e reflorestamento participativo podem ser conhecidas por todos que acompanharem o evento.
O evento reunirá atletas amadores e profissionais de corridas de rua, de aventura, triátlon, multisport e ativistas. Juntos o evento Running Daventura e o projeto Floresta Sustentável ainda promoverão as campanhas “Adote uma Árvore” e “Doe Livros”. Os livros arrecadados serão doados à biblioteca da Reserva da Sapiranga e escolas municipais de Mata de São João. Com informações do Ministério Público do Estado da Bahia e Consulado Social.

Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.