segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Robos para espaços públicos verdes

Korange, o robo português, especialista em manter espaços verdes.

Korange, o robot português especialista em manter espaços verdes

Chama-se Korange e é um robo português especialista na manutenção de espaços verdes para áreas até 700 metros quadrados. O projecto foi criado por alunos da Universidade de Aveiro e implementado por João Duarte Barbosa, que conquistou, com este projeto, o segundo lugar no Prémio Inovação e Empreendedorismo da Associação Empresarial da Região de Viseu (AERA).

O robo é dotado de um motor híbrido (solar e bateria), sensores para medição de distâncias e detecção de obstáculos e sistemas de orientação e localização. Este inovação, por exemplo, não existe noutros robos concorrentes presentes no mercado.

O projeto, que prevê também o desenvolvimento de outros robos para espaços públicos verdes de maiores dimensões (campos de futebol e de golfe, por exemplo) ainda não está sendo comercializado, mas é previsto que chegue ao mercado no segundo trimestre deste ano.

“Esperamos que o produto tenha um impacto bastante positivo no mercado, quer pelas nossas previsões quer pelo interesse demonstrado por agentes e consumidores potenciais”, explicou o autor da ideia ao Correio da Manhã.

O projeto contou com a participação do LabE (Laboratório de Empreendedorismo) e da Unidade de Transferência da Universidade de Aveiro (UATEC). João Duarte Barbosa é licenciado em Línguas e Administração Editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.