sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Menor camaleão do mundo encontrado em Madagáscar


Ilha de Nosy Hara alberga espécie 
que é um exemplo de nanismo insular

  • "Brookesia micra" foi descoberto em Nosy Hara

Investigadores alemães descobriram quatro espécies de répteis muito pequenos em Madagáscar. No estudo publicado na "PLoS ONE", explicam que se tratam de camaleões que têm apenas alguns milímetros de comprimento. Os autores concluem que estes se encontram entre os menores répteis do mundo.

Dirigidos por Frank Glaw, da Colecção Estatal Zoológica de Munique (Zoologische Staatssammlung München), os cientistas fizeram análises genéticas com as quais determinaram que os pequenos répteis são de espécies distintas.

Uma análise genética comprovou que os camaleões são de quatro espécies diferentes, o que indica que se separaram há milhões de anos. Cada espécie nova está, portanto, restrita a um território muito pequeno, sendo que o menor dos territórios tem apenas meio quilómetro quadrado. A menor espécie encontrada – Brookesia micra – só foi encontrada em Nosy Hara, uma ilha extremamente pequena situada a norte da ilha principal de Madagáscar. Os investigadores sugerem que esta espécie pode representar um caso extremo de nanismo exclusivo daquela ilha, fenômeno no qual as espécies diminuem de tamanho para se adaptarem a um habitat de menores dimensões.

Outra espécie minúscula – o Brookesia tristis – foi encontrada numa parte isolada de uma floresta, perto de uma cidade. O nome foi escolhido pelos cientistas para alertar para o perigo de extinção destas espécies que são muito frágeis.

Frank Glaw adverte que é "urgente concentrar esforços para a preservação destas e outras espécies microendémicas de Madagáscar que estão fortemente ameaçadas pela desflorestamento".

Exemplar do Brookesia micra, menor das quatro espécies de camaleão descobertas em Madagascar


Artigo: Rivaling the World's Smallest Reptiles: Discovery of Miniaturized and Microendemic New Species of Leaf Chameleons (Brookesia) from Northern Madagasca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.