Todos pela Natureza!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

PUYEHUE - Coluna de cinzas


PUYEHUE

Todos os aeroportos do Rio Grande do Sul estão fechados; em Santa Catarina, a Gol suspendeu parcialmente os voos; e no Paraná o aeroporto internacional de Curitiba opera apenas para decolagens

Coluna de cinzas sendo expelida pelo vulcão chileno Puyehue. Faz quase uma semana que ele entrou em erupção, e agora a nuvem de cinzas atingiu o Brasil.
O Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão isolados devido à nuvem de cinzas provocada pelo vulcão chileno Puyehue. As empresas aéreas Tam, Azul, Gol e Webjet mantêm, nesta sexta-feira (10), a suspensão completa de todos os voos com procedência e destino aos aeroportos gaúchos, e, em Santa Catarina, apenas a Gol já cancelou, também, voos no aeroporto de Chapecó.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a camada de nuvens está concentrada entre 7 mil e 10 mil metros de altitude no Rio Grande do Sul. A área com ocorrência de nuvens diminuiu, depois de chegar a cerca de 70% no estado durante a madrugada. A nuvem de cinzas atingiu o Brasil na última terça-feira, quando começou a entrar no país pelo sul do Rio Grande do Sul e pelo oeste de Santa Catarina.
Desde a noite desta quinta, as empresas aéreas Gol, TAM e Azul cancelaram todos os voos com destino ao Rio Grande do Sul, paralisando as atividades nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul (na Serra Gaúcha). Sem ideia de quando a situação possa se normalizar, as empresas divulgaram notas explicando que não há previsão de quando retomarão os voos para esses Estados.

De acordo com a FAB, a camada de cinzas continua se deslocando para o norte, mas pode seguir para o Oceano Atlântico caso haja mudanças no tempo O órgão informou que devem ser coordenados desvios de rotas para que as aeronaves voem acima ou abaixo da camada, de forma a não ingressar nas áreas com nuvens.

O aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), também foi parcialmente afetado e só opera para decolagem em razão da nuvem de cinzas. Além dos aeroportos do Sul, bases aéreas da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai continuam fechadas por causa das cinzas.

A companhia Gol pede aos clientes prejudicados pelos cancelamentos que entrem em contato com a companhia para buscar mais informações. A decisão de suspender os voos baseia-se em prognósticos meteorológicos que apontam para o avanço da nuvem de cinzas sobre o espaço aéreo brasileiro.

Já a TAM, por meio de nota em seu site, afirma que “está prestando a assistência necessária aos passageiros afetados por esses cancelamentos. Eles serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, após a normalização da situação, e serão isentados de taxa de remarcação”. 
As cinzas do Vulcão Puyehue, que fica no Sul do Chile, atingem todos os países do chamado Cone Sul - Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. O vulcão entrou em erupção no último sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.