O pequeno gigante
As baratas sobrevivem a uma explosão nuclear, e são vistas como exemplo de resistência. Mas existe outra criatura que é invencível – chama-se Tardigrade – mais conhecido como "Urso da Água".
Curiosamente este animal com apenas 1 mm lembra realmente um urso em miniatura, e simultaneamente, é um dos animais mais fascinantes do mundo, sendo capaz de viver em condições muito extremas. O pequeno animal segmentado existe em diferentes formas – existem mais de 900 espécies – e pode ser encontrado por todo o mundo, desde os picos das montanhas ao fundo dos oceanos.
A sua resistência aguenta ferveduras, congelamentos, secagens, exposições a radiação. Ele é tão resistente que continuará vivo, mesmo que passe por isto tudo, durante 200 anos. São invertebrados, e aguentam temperaturas negativas baixíssimas, ou muito altas, e suportam a exposição à altas radiações, nem comparáveis ao que tolerariam os seres humanos ou outros animais.
Este ser que capaz de viver durante 10 anos sem água, pode sobreviver no espaço. Pode ser pequeno aos nossos olhos, mas é gigante em resistência.
Primeiro animal a sobreviver no espaço
Mike Shaw é especialista em Tardigrades. Ele conta, (em inglês), a história dos Tardigrades, mais conhecidos por "Water Bears", criaturas que podem sobreviver a condições extremas do espaço exterior no vácuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar!