A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas. A exemplo da Biodiversidade, que ganhou os holofotes do mundo em 2010, a ideia é sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação das matas (que representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo).
No decorrer deste ano, sob o tema Florestas para o Povo, a intenção da ONU é promover ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta espalhadas pela Terra. Entenda-se por isso, fazer com que as populações compreendam que a exploração das matas sem um manejo pode causar uma série de prejuízos, desde a perda da biodiversidade e o agravamento das mudanças climáticas, até as migrações desordenadas para áreas urbanas. O que, em resumo, pode se tornar uma ameaça à própria sobrevivência da raça humana.
Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), hoje as florestas garantem de forma direta a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Só em 2004, o comércio mundial de produtos florestais movimentou US$ 327 bilhões, segundo o programa da ONU.
Vários eventos serão realizados durante este ano em homenagem ao Ano Internacional das Florestas. Há até um site oficial da iniciativa (http://www.un.org/en/events/iyof2011/), onde é possível conferir a programação. No portal também é possível divulgar as ações que você eventualmente possa desenvolver nos próximos 12 meses em homenagem à causa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar!